A Aspiração Central é uma tecnologia avançada de limpeza que consiste em um sistema embutido composto por tubos que passam pela parte interna da parede da residência e se conectam a uma central de aspiração potente.
Além dos tubos embutidos na parte interna da parede e da central de aspiração, o sistema conta com múltiplas tomadas fixas espalhadas nas paredes da casa com a função de conectar a mangueira que sugará as sujeiras dos ambientes.
O sistema de aspiração central conta com uma potência superior a dos aspiradores comuns, dessa forma a limpeza fica muito mais rápida e prática, além de ser mais silenciosa e saudável se comparada a do aspirador de pó portátil comum.
A principal vantagem desse sistema é combinar tecnologia e sofisticação em prol da limpeza e da saúde, melhorando significativamente a qualidade do ar e diminuindo os sintomas de alergias respiratórias provocadas por ácaros e bactérias presentes na sujeira, pois os agentes ofensores não retornam ao mesmo ambiente aspirado.
Uma vez que a central de aspiração fica em outro ambiente, as impurezas que o filtro não consegue reter permanecem longe do nosso alcance, enquanto que nos aspiradores comuns, essas impurezas voltam para o ar do ambiente.
Segundo um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), ter um sistema de aspiração com filtração de alta eficiência reduz em até 48% as concentrações médias de partículas finas e 31% as concentrações de partículas grossas dentro de casa. O estudo comprova a eficácia do sistema chegando a melhorar os sintomas alérgicos (nasais 47%, gerais 48%, olhos 61% e no sono 44%).

Entenda como funciona a aspiração central residencial, o que é preciso para instalar um aspirador central na sua residência, quais são seus maiores benefícios e quanto custa ter um sistema desses:
Sistema de Aspiração Central Residencial: como funciona?
A aspiração central consiste na instalação de uma central potente composta por um motor, responsável por gerar a sucção, e um sistema de filtragem para reter as partículas de sujeira enviadas para a central.
Essa central costuma ser posicionada estrategicamente em uma garagem, um depósito ou uma lavanderia para que não devolva o ar para o ambiente aspirado, distante de cômodos como salas, quartos e cozinha. Por não ser grande, a central não toma muito espaço aonde é instalada (pode ter dimensões de cerca de 50 centímetros de altura e 30 de largura)
As tomadas do sistema de aspiração central são estrategicamente instaladas nos locais desejados da casa, e conectadas à central através de uma tubulação embutida na parte interna da parede.
Atenção: É essencial que o projeto do sistema de aspiração central residencial contemple a configuração e as medidas dos cômodos para que o sistema de aspiração central cubra toda a área da casa, permitindo uma limpeza completa da residência. Para isso, conte conosco para um projeto personalizado e um orçamento sem custo.
Por fim, quando quiser aspirar a casa, basta conectar a mangueira de aspiração em uma das tomadas e realizar a limpeza de forma fácil e prática. Dependendo do sistema, a mangueira pode ser retrátil e guardada dentro da própria tubulação, um modelo especialmente útil para apartamentos ou casas menores, pois otimiza o espaço.
No geral, o sistema vem acompanhado de diversos acessórios, como escovas que permitem a limpeza de cortinas, sofás, persianas e até peças mais delicadas, como teclados de computador, bem como ferramentas que oferecem uma limpeza mais profunda, de acordo com a necessidade do proprietário.
O comprimento da mangueira também varia conforme o sistema, sendo que os modelos mais comuns possuem entre 9 e 11 metros.
Vale ressaltar que a potência do aspirador central é muito superior à de um aspirador comum.
Na prática, quando a sujeira é aspirada, ela percorre a tubulação dentro das paredes até chegar na central, onde se acumula. De tempos em tempos, é só descartá-la propriamente. Em alguns casos, o filtro é autolimpante e não exige troca, em outros casos é necessário trocá-lo e a manutenção é muito simples. O tempo de substituição pode variar entre 3 a 12 meses, dependendo do tipo de sujeira que é aspirada.
A implementação do sistema de aspiração central: qual a infraestrutura necessária?
Em 100% dos casos, o melhor sistema de aspiração central é um projeto personalizado e único, o que quer dizer que ele deve ser dimensionado especialmente para o seu imóvel.
O projeto deve levar em consideração a área total a ser aspirada, a quantidade de pontos de aspiração, q quantidade de andares da residência e bem como prever os procedimentos necessários para a colocação da tubulação e instalação do equipamento central, sem danificar a infraestrutura existente do imóvel, como a de ar-condicionado, por exemplo.
É por esse motivo que é muito importante que o projeto e a instalação sejam feitos e acompanhados por uma equipe especializada.
No geral, qualquer tipo de imóvel pode ter aspiração central, de casas a prédios e hotéis, lojas e hospitais. A única restrição possível seria de espaço para a tubulação.
Idealmente, a infraestrutura da central deve ser feita na fase de instalações hidráulicas e elétricas. Como o sistema é embutido, cortes nas paredes e nos forros são necessários.
Se a sua casa não estiver em fase de construção, uma reforma será necessária.
Principais vantagens do aspirador central residencial
É provável que você não se dê conta disso, mas uma casa de 150 a 200m² produz cerca de 20 kg de poeira por ano. Essa poeira contém uma variedade de ácaros, pólen, bactérias, esporos de fungos etc. Os ácaros, em particular, são causadores de alergias respiratórias.
De maneira multifatorial, estes componentes da poeira doméstica podem gerar uma série de problemas de saúde. Os aspiradores de pó portáteis acabam atrapalhando no quesito de saúde por conta dessa limitação tecnológica quando comparado ao sistema de aspiração central por dois motivos: quando aspiramos via sistema de aspiração central, o ar aspirado não retorna ao mesmo ambiente, eliminando os problemas causados por esses microrganismos; quando limpamos a sujeira acumulada no aparelho de aspirador de pó comum, esses componentes geralmente retornam ao ambiente em pior condição.
Com o aspirador central, o ar não recircula no ambiente aspirado. A sujeira e todos esses agentes microscópicos são levados para fora da casa, tornando a qualidade do ar no interior muito melhor.
Ainda de acordo com a pesquisa americana, os sistemas de aspiração central melhoram a qualidade do ar em ambientes internos e também podem reduzir sintomas de rinite e outras alergias, bem como reduzir a frequência de visitas ao médico relacionadas à asma e demais problemas de alergias respiratórias. Uma simples tecnologia sofisticada como a aspiração central tem o poder de melhorar diretamente a qualidade do sono, através da melhora da qualidade do ar do ambiente.
Além do enorme benefício de saúde o sistema de aspiração residencial possui entre outras vantagens, como:
Segurança para os moradores da casa, incluindo crianças e pets, devido a energia de baixa tensão e baixo consumo;
Muito pouco ruído, uma vez que o sistema é muito mais silencioso que os aspiradores comuns;
Praticidade e leveza – com a aspiração central não há a necessidade de carregar o aspirador portátil para lá e pra cá. Com uma mangueira leve, de longo alcance e fácil de utilizar, a aspiração central é muito mais prática que um aspirador comum.
Eficiência, com uma potência de sucção até 5 vezes maior do que os aspiradores convencionais;
Economia de tempo – além de ser muito mais fácil aspirar a casa, sem necessidade de limpar o filtro a cada vez, a tecnologia da aspiração central evita que a sujeira escape para os arredores quando está sendo sugada, reduzindo o tempo de aspiração em mais de 50%;
Valorização do imóvel, uma vez que representa uma benfeitoria a limpeza e a saúde, ou seja, uma infraestrutura que facilita o dia a dia e melhora a qualidade de vida;
Excelente custo-benefício e assistência técnica permanente.
Qual o preço para adquirir um sistema de aspiração central?
A aspiração central residencial tem um excelente custo-benefício quando consideramos todos os benefícios que ela traz aos seus adeptos, como por exemplo: melhora considerável da qualidade do ar; vida útil excelente; valorização do imóvel; menos ruídos que os aspiradores comuns; economia de tempo gasto com tarefas domésticas.
O valor de um sistema de aspiração central varia conforme o projeto, mas, em média, um sistema para uma residência com uma área aspirável de 300 e 500m², por exemplo, custa em torno de R$ 14 mil a R$ 22 mil.
Vale observar que a variação cambial pode afetar o preço dos sistemas de aspiração central, uma vez que muitas peças são importadas.
LEIA TAMBÉM: Aspiração central: manutenção necessária e problemas mais comuns.
Lembre-se que a tecnologia da Aspiração Central pode ser uma grande aliada da sua saúde e bem-estar. Por conta da sofisticação e praticidade, a aspiração central tem feito cada vez mais parte dos serviços ofertados por empresas de automação residencial.
Ainda tem dúvidas? Fale conosco ou solicite um projeto personalizado de aspiração central! Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar.